Preconceitos na Inclusao Escolar de Crianças Especiais

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Atividades desenvolvidas no Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível

Estou fazendo um curso a distância em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível, neste curso estamos aprimorando os nossos conhecimentos na utilização das tecnologias na educação de PNEs ( Pessoas com Necessidades Educacionais) e realizamos algumas atividades no decorrer do curso.
Das atividades realizadas cito duas que foram realmente prazerosas em realizar, a primeira foi a utilização de PECs na construção de uma carta enigmática. Nesta atividade elaborei uma carta usando as PECs e a postei em meu portfólio no espaço de realização do curso, até o momento não conseguiram decifrar o que eu quis dizer.
A outra atividade foi planejar uma atividade com um aluno com NEEs, utilizando uma Tecnologia Assistiva, para esta atividade escolhi o Dosvox. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
Foi em um primeiro momento um desafio grande, me perguntei como elaborar uma atividade que pudesse surtir efeito na aprendizagem do meu aluno. Após muito pensar elaborei uma atividade onde o meu aluno iria escrever frases negativas, afirmativas e interrogativas com o auxílio da Tecnologia Assistiva Dosvox. Não consegui atingir cem por cento do objetivo proposto, mas foi muito gratificante realizar esta atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário